É muito importante que a criança esteja envolvida em atividades que lhe estimulem a criatividade e o potencial de aprendizado, para que assimilem valores como adoração, companheirismo, educação, reverência, entre outros. Para isso, faz-se necessário a existência de um departamento especializado em elaborar tais atividades que orientem as crianças nos caminhos de Deus.
Este departamento procura, também, conscientizar a todos sobre a responsabilidade de exercer uma influência positiva sobre as crianças, pois estas extraem significados de todas as suas experiências.
O Departamento Infantil é responsável pela realização das atividades da escola sabatina para as crianças e adolescentes da igreja, sendo estes divididos pelas seguintes classes, conforme a idade:
Jardim - 03 a 05 anos
Primários -06 a 08 anos
Juvenis - 09 a 11 anos
Adolescentes - 12 a 14 anos
No Departamento Infantil as crianças oram, cantam, ouvem histórias e revisam a lição da semana.
Objetivo
O nosso objetivo é educar as crianças no caminho de Jesus Cristo, é ensinar a Bíblia – a Palavra de Deus. Embora haja várias atividades dentro do mesmo, o seu objetivo principal é alcançar um maior número de crianças com o ensino bíblico fundamental, tendo como alvo a salvação de cada um de seus alunos, o crescimento espiritual, o envolvimento com o serviço cristão e a obra missionária.
Funcionamento do Departamento Infantil
O Departamento Infantil funciona de várias maneiras.Apresentamos algumas sugestões importantes para o desempenho de suas atividades :
- Organizar
- Planejar
- Administrar
- Executar
Um grande erro tem sido administrar coisas não organizadas.
Planejamento
Embora o Departamento Infantil seja um dos mais importantes departamentos da Escola Dominical, muitos não têm dado devido valor ao seu funcionamento e suas propostas de trabalho. Haja visto, não se ter planejado um local físico adequado, com as devidas acomodações para seus alunos.
Em muitos lugares, o Departamento Infantil é fraco devido:
- Má administração.
- Falta de espaço.
- Professores não comprometidos.
- Falta de planejamento.
- Má divisão da faixa etária.
- Currículo não equilibrado e planejado.
- Falta de cooperação e participação dos pais.
- Falta de material didático.
- Falta de treinamento.
- Falta de recursos financeiros.
Todas essas coisas tem sido um problema e tem atrapalhado o desenvolvimento ministerial e espiritual das crianças.
Currículo
O que ensinar as crianças?
A primeira responsabilidade do professor do Departamento Infantil é verificar se cada aluno já tem experiência da salvação. Com muita oração e amor os alunos devem ser evangelizados, mostrando-lhes que ser apenas filho de crente não traz filiação à família de Deus. (Jo1:12-13)
Os salvos devem aprender a viver a vida cristã e na classe da Escola Bíblica Sabatina poderão receber instruções práticas, a saber:
- Certeza da Salvação.
- Confissão de pecados.
- Amor pela Palavra de Deus.
- Vida Vitoriosa.
- Vida de Oração.
- Vida Consagrada.
- Desejo de Testemunhar Jesus a outros.
- Amor pela Obra Missionária.